quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Peter Gabriel - PETER GABRIEL


  Lado A 
1 The Rhythm Of The Heat (P. Gabriel)   5:19
2 San Jacinto (P. Gabriel)   6:20
3 I Have The Touch (P. Gabriel)   4:31
4 The Family And The Fishing Net (P. Gabriel)   7:00
  Lado B
1 Shock The Monkey (P. Gabriel)   5:23
2 Lay Your Hands On Me (P. Gabriel)   6:02
3 Wallflower (P. Gabriel)   6:29
4 Kiss Of Life (P. Gabriel)   4:15

Os quatro primeiros registos de Peter Gabriel a solo foram apenas denominados como 'Peter Gabriel'. Uma distinta particularidade que indicia a falta de teor comercial com que o músico britânico lidava com o seu próprio trabalho. O foco de produção incidia na busca de novas sonoridades, e estilos, que pudessem acrescentar algo mais à sua música sem repetir fórmulas. 

Com a edição deste registo em 1982, o álbum 4 da sua carreira a solo, Peter Gabriel apresentava pela primeira vez ao mundo uma obra gravada com sons reproduzidos por um sintetizador Fairlight CMI - cuja capacidade de gravação e reprodução, de qualquer som gravado para a sua memória, pode ser atualmente equiparado à funcionalidade de um sampler.

É igualmente notória a importância da base rítmica que sustenta as músicas. A base rítmica era programada por Peter Gabriel através de uma caixa de ritmos Linn LM-1, que lhe permitia trabalhar com ritmos que não se encontram vulgarmente na música rock. Depois, é a partir destas bases que Peter Gabriel encontra o caminho para as suas músicas. 

No entanto, este é de facto um registo orgânico, que gravita no pulsar da combinação do calor do ritmo Africano com a frieza dos instrumentos eletrónicos, acabando por ser impulsionado através de uma dinâmica coerente que tem tanto de espiritual como de maquinal. A estrutura das músicas assenta no domínio da cuidada manipulação eletrónica que rodeia o núcleo orgânico da formação - Jerry Marotta, na bateria, Tony Levin, no baixo e stick, David Rhodes, na guitarra, e Larry Fast nas teclas - que depois constrói a sua própria textura e completa a disposição final das músicas. 

O álbum revela uma sobriedade artística fascinante e inovadora, fortemente dinamizada pelo intuito de uma demanda pessoal para criar música sem ter em conta critérios de aceitação comercial. Procurando fugir à monotonia da música de rádio, Peter Gabriel apontou a valores não ocidentais e procurou inspiração na música de culturas mais exóticas. São esses os sons que servem de apoio a esta obra e que ajudam a transmitir a energia tribal de "Rhythm Of The Heat", a natureza mística da cultura Índia (norte-americana) em "San Jacinto", a importância pop de "I Have The Touch", a teia parental de "The Family And The Fishing Net", a robustez animal do single "Shock The Monkey", o elaborado despertar de "Lay Your Hands On Me", a frágil sensibilidade de "Wallflower" e a celebração de vida com um final eletrizante sob a égide de "Kiss Of Life". 

Uma obra excitante, sedutora e atrativa, precursora de uma nova via para novas músicas e através da qual Peter Gabriel mergulhou definitivamente em novas atmosferas.

Sem comentários: