sexta-feira, 12 de maio de 2023

5150 - VAN HALEN


  Lado A
1 Good Enough (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   4:00
2 Why Can't This Be Love (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   3:45
3 Get Up (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   4:35
4 Dreams (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   4:54
5 Summer Nights (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   5:04
  Lado B 
1 Best Of Both Worlds (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   4:49
2 Love Walks In (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   5:09
3 "5150" (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   5:44
4 Inside (E. Van Halen/S. Hagar/M. Anthony/A. Van Halen)   5:02  

Editado em 1986, "5150" marca o início da segunda fase para os norte-americanos Van Halen. Seis álbuns depois do primeiro Van Halen, em 1978, a banda alcançava finalmente o cimo dos tops com este "5150" cuja maior curiosidade assenta no facto deste ser o primeiro trabalho da banda sem David Lee Roth, o carismático vocalista original que liderou a formação, sempre ao lado de Eddie Van Halen, desde o seu início. A substituição de um vocalista que possuía o dom de ser um verdadeiro homem-espetáculo, com uma forte presença de palco bem acentuada pela extravagância da sua imagem, é normalmente uma tarefa complicada de gerir e aceitar mas neste caso a coisa resultou mesmo muito bem com a entrada de Sammy Hagar. A banda perdeu um excelente entertainer mas ganhou um rocker e uma voz. 

O entretenimento foi sempre um dos pontos fortes de Van Halen, ou não estivéssemos a falar de rock norte-americano profissional, e é por essa via que "5150" mantém o seu rumo; showbiz rock de tendência hard 'n' heavy, com laivos pop, ilustrado pelo notável malabarismo de uma guitarra elétrica nas mãos do virtuoso Eddie Van Halen. O forte caráter comercial do registo é ainda acentuado pelo facto deste ter sido o primeiro trabalho da banda a alcançar o primeiro lugar no top norte-americano. Deste registo saíram ainda três singles, "Why Can't This Be Love", "Dreams" e "Love Walks In", relevantes por apresentarem uma estrutura musical praticamente assente em sintetizador, algo que Eddie Van Halen sempre desejou fazer mas que David Lee Roth sempre recusou ("Jump", no registo anterior, foi uma pequena exceção que acabou por resultar num êxito imenso).   

Não há dúvida de que os sintetizadores ganharam finalmente o seu espaço num álbum de Eddie Van Halen. Para além de estarem bem presentes nos mencionados singles reaparecem discretamente, de fundo, em "Best of Both Worlds" e rematam "Inside", a última faixa do registo, com uma linha de baixo sintetizado enquanto a banda se parece divertir num número descontraído, algo experimental, e totalmente à parte de todo o registo. 

Os momentos mais consistentes do álbum encontram-se em "Good Enough", uma entrada em grande estilo, ao melhor nível de Van Halen, "Best Of Both Worlds" e a homónima "5150" enquadram-se igualmente ao nível. Em "Get Up" sente-se a banda a soltar toda a sua vertente mais pesada enquanto "Summer Nights" concorre para o quarto single com um refrão orelhudo e bons detalhes artísticos de Eddie Van Halen na guitarra elétrica. 

Como curiosidade; o título "5150" corresponde ao nome do estúdio que Eddie Van Halen construiu para poder ter mais controlo sobre as suas gravações, e onde este álbum foi gravado, e o número tem também correspondência com o código policial que designa uma pessoa mentalmente instável.

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