sábado, 19 de dezembro de 2020

Please Please Me (Mono edition) - THE BEATLES


1 I Saw Her Standing There   2:53   
2 Misery   1:48
3 Anna (Go To Him) (A. Alexander)   2:55   
4 Chains (G. Goffin / C. King)   2:24
5 Boys (L. Dixon/ W. Farrell)   2:25   
6 Ask Me Why   2:25   
7 Please Please Me   2:01
8 Love Me Do   2:20
9 P.S. I Love You   2:03
10 Baby It's You (M. David / B. Williams / B. Bacharach)   2:35
11 Do You Want To Know A Secret   1:57
12 A Taste Of Honey (B. Scott / E. Marlow)   2:02
13 There's A Place   1:50   
14 Twist And Shout (P. Medley / B. Russell)   2:32   

"Please Please Me" foi editado em março de 1963 e fica registado para a história como o primeiro álbum longa duração dos Beatles. O êxito inesperado dos singles "Love Me Do", editado em outubro de 1962, e "Please Please Me", em janeiro de 1963, levou a que na capa desta edição surja a menção "Please Please Me with Love Me Do and 12 other songs"; descoberto e confirmado o potencial do quarteto de Liverpool, era altura de colocar a máquina comercial em funcionamento e tirar proveito do seu rendimento. 
Sob atenta supervisão de George Martin, numa sessão de um dia foram gravadas onze músicas das quais apenas não se aproveitou "Hold Me Tight" que seria regravada mais tarde para inclusão no alinhamento do álbum seguinte. O conteúdo integral dos dois singles anteriores foi também incluído no alinhamento desta edição e ficou assim composto o trabalho de estreia que viria a marcar uma época para a música britânica e consequentemente toda a história da música. 
A devoção europeia pela música norte americana encontra-se bem evidenciada nas seis versões que os Beatles gravaram para este registo, "Baby It's You" e "Boys" das Shirelles, "Chains" das Cookies, "Twist And Shout" dos Isley Brothers, "Anna (Go To Him)" de Arthur Alexander e a bela adaptação para "Taste Of Honey", instrumental de Herb Alpert para um musical Broadway que era por sua vez uma adaptação de uma peça de teatro britânica. Muitas destas músicas vinham do repertório que a banda utilizava regularmente ao vivo sendo igualmente significativa a inclusão de oito músicas originais, já então assinadas pela dupla McCartney/Lennon, e um claro voto de confiança no seu trabalho de composição. Não havia confiança era com os bateristas. Pete Best, o baterista original, foi afastado da formação poucos dias antes da assinatura do contrato com a EMI Parlophone porque George Martin considerava-o como o elemento mais fraco da formação e podia prejudicar o trabalho da banda. Para o seu lugar entrou de imediato Ringo Starr que foi logo confrontado com a gravação do primeiro single e teve ainda de suportar a chamada de um baterista profissional para o substituir nas gravações iniciais sendo no entanto as prestações de Ringo que figuram em todas as músicas deste registo. Os préstimos de Ringo Starr neste álbum passam também pela sua performance vocal em "Boys" enquanto George Harrison assume a voz para "Do You Want To Know A Secret". 
Músicas simples, curtas e eficazes, repletas de boa disposição adolescente e muito alento, plenas de rock'n roll atestado com a leveza de arranjos pop e boas harmonias vocais, preenchem os 32 minutos deste pequeno registo de estreia que no fundo se revelou tão importante para o futuro de toda a música pop/rock.

Sem comentários: