sexta-feira, 20 de março de 2020

Amputechture - THE MARS VOLTA


1 Vicarious Atonement   7:19
2 Tetragrammaton   16:41
3 Vermicide   4:15
4 Meccamputechture   11:02   
5 Asilos Magdalena   6:33
6 Viscera Eyes   9:22
7 Day Of The Baphomets   11:56   
8 El Ciervo Vulnerado   8:49        

Editado em 2006, Amputechture é o terceiro registo oficial para os norte americanos Mars Volta. Um traçado complexo, apoiado por uma estrutura pouco linear em que nunca se sabe que linha irá seguir, e a evidência de um registo irrequieto, pleno de mudanças de percurso, assinaladas por variados andamentos que transmitem a habitual notoriedade progressiva que carateriza os trabalhos anteriores dos Mars Volta mas Amputechture é mais difícil de digerir. Requer-se um ouvido musical mais treinado que consiga absorver a intensidade das dinâmicas que não se encontram delimitadas e podem gerar algum desnorte às primeiras audições. Experimental e enérgico, o registo solta-se numa anarquia controlada em que a forte expressividade da voz de Cedric Zavala e as linhas de guitarra vincadas por Omar Rodriguez-Lopez e John Frusciante são acopladas aos variados efeitos sintetizados e ao devaneio do saxofone de Sara Gross, tudo sustentado por uma forte secção rítmica. 
O arranque cauteloso de "Vicarious Atonement" funciona como um prólogo ao registo e como uma introdução a "Tetragrammaton", a peça mais longa do álbum e uma fantástica viagem progressiva dentro dos limites mais áridos com várias interrupções ao longo do caminho. "Vermicide" a seguir, e "Viscera Eyes" um pouco mais à frente, são as peças que mais se aproximam do conceito convencional mas acabam por se mostrar mais complexas que isso enquanto "Meccamputechture" é provavelmente a peça mais difícil de encaixar neste puzzle pela dificuldade em penetrar na solidez da sua estrutura musical. "Asilos Magdalena" vem transmitir alguma serenidade através de uma bonita e peculiar balada acústica, totalmente interpretada em espanhol. "Day Of The Baphomets" é a peça mais progressiva de todo o registo e também a mais completa, e o momento em que Sara Gross se solta totalmente e expora o seu instrumento de forma mais liberal. "El Ciervo Vulnerado" é um epílogo funcional que encerra o registo com uma toada misteriosa e exótica. Amputechture é uma deliciosa orgia sonora para "melómanos calejados"*

*expressão emprestada do programa online "Unidade 304"

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