quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Virgin Hits - VÁRIOS


Side A
1 Airport - Motors   4:22   
2 Generals And Majors - XTC   3:37
3 Chercher Le Garçon - Taxi Girl   3:27   
4 Tenement Steps - Motors   4:35
5 Silly Thing - Sex Pistols   2:47   
6 Enola Gay - Orchestral Manoeuvres In The Dark   3:29   
Side B
1 (I Can't Get No) Satisfaction (M.Jagger/K.Richards) - Devo   2:38
2 Forget About You - Motors   2:48   
3 Electricity - Orchestral Manoeuvres In The Dark   3:27   
4 Play To Win - Heaven 17   3:30
5 Bein' Boiled - Human League   4:14
6 Echo Beach - Martha And The Muffins   3:32

Em 1982, o ano desta edição, Portugal tentava ainda acompanhar, a vários níveis, o que se passava no exterior das suas fronteiras, pelo que o tempo perdido ia sendo lentamente absorvido enquanto se procurava modernizar o estado da nação e aqui as editoras discográficas esforçavam-se em introduzir "novidades" para atualizar o mercado discográfico nacional. É provavelmente neste contexto que a Edisom, representante na altura da editora inglesa Virgin, cria este registo que acaba por servir como amostra de catálogo uma vez que o alinhamento da edição não assenta num apanhado dos singles mais vendidos desse ano. Todas as músicas presentes nesta edição foram editadas originalmente como singles entre 1978 e 1980, exceção para "Play To Win" dos Heaven 17, editado em 1981 e o mais próximo da atualização desta edição. A mostra inclui uma boa variedade de estilos começando pelo chamariz comercial dos Motors, através de uma pop limpinha à la Supertramp, passando pelo manifesto punk dos Sex Pistols, que apesar de já estarem extintos à data eram ainda o principal nome do catálogo da editora inglesa, a pop eletrónica dos Orchestral Manoeuvres In The Dark, que já se impunham livremente graças ao single "Enola Gay", a de-construção de um êxito do anos 60 como "Satisfaction" nas mãos dos "estranhos" Devo ou a new wave dos XTC. A nova estética pop dos Heaven 17, o arrojado futurismo dos Human League e a inclusão do post-punk dos franceses Taxi Girl são outros pontos bastante fortes desta edição. Casualidade ou estratégia, as músicas que abrem e fecham cada um dos lados do registo são na realidade as mais emblemáticas, respetivamente "Airport" e "Enola Gay" no lado A e "(I Can't Get No) Satisfaction" e "Echo Beach" no lado B. 

Sem comentários: