segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Curtas - ISRAEL


1 O Meu Pai, A Minha Irmã E Eu   4:24
2 Amor «Tremolo»   3:33
3 40th My Dear   3:16   
4 Janeiro Em Forma De Trio   3:15  
5 Dezasseis E A Lua   4:13
6 Valsa De Um Bêbedo   2:55
7 Prelúdio Nº1 Para Violoncelo E Guitarra   5:56      
8 Três Esculturas Sonoras   13:28   
   I. Maestoso Em Lá Bemol
   II. Allegretto Em Sol Menor
   III. Largo Em Sol Maior   

Israel Costa Pereira é um músico de formação clássica que também gosta de passear pelos campos do Pop/Rock e do Jazz mas é no estudo da guitarra clássica que se foca essencialmente e foi a partir da guitarra clássica que Israel compôs as oito peças que dão origem a "Curtas", uma edição de autor, em 2018, apoiada pela Fundação GDA. Composto para formato de quarteto, Israel é acompanhado pelo pianista Bernardo Santos, pela violinista Ianina Khmelik e pelo violoncelista Nikolay Gimaletdinov. Como primeiro registo discográfico de Israel Costa Pereira, em nome próprio, "Curtas" manifesta-se sob a égide de um trabalho artístico de profunda paixão musical em que Israel expõe a sua arte e sensibilidade como compositor e executante num álbum acessível que para além da sua musicalidade resulta visual e modelar. 
O registo abre sob uma aura de saudade e recordação através do bonito quadro "O Meu Pai, A Minha Irmã E Eu" tendo continuidade na belíssima peça «Amor Tremolo» que contêm algum caráter cinematográfico, reminiscências do cinema italiano. Curiosamente, "40th My Dear" não se inibe de uma harmonia com alguma ligeireza pop enquanto "Janeiro Em Forma De Trio" é outra peça de caráter visual, bastante sensorial, cujo início nos sugere a queda airosa de flocos de neve evoluindo depois para um contexto confortável e acolhedor. A progressão de "Dezasseis E A Lua" cria um momento musical impaciente cuja vivacidade vai evoluindo. Em "Valsa De Um Bêbedo" voltamos a encontrar nova impressão visual numa peça sustentada por uma imaginativa componente musical humorística com inclusão de algumas passagens divertidas.
"Prelúdio Nº1 Para Violoncelo E Guitarra" é uma peça exemplar, dominada pela nobreza do melodioso diálogo a dois instrumentos que após um breve momento de atrito se voltam a encontrar na plenitude da sua harmonia. O registo encerra de forma grave e ponderada com a intensidade da peça "Três Esculturas Sonoras", dividida por três movimentos. 
No geral, "Curtas" é um trabalho criado com exímio gosto musical e uma grande paixão artística, que consegue transmitir sensações e emoções e, independentemente do estilo, música é isto.  

Sem comentários: