quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Smack Up - ART PEPPER QUINTET


1 Smack Up (H.Land)   4:18
2 Las Cuevas De Mario   7:11
3 A Bit Of Bassie (B.Collette)   7:26
4 How Can You Lose (B.Carter)   6:57
5 Maybe Next (D.Tatro)   4:24
6 Tears Inside (O.Coleman)   7:47
7 Solid Citizens [Take 33] (J.Montrose)   6:33
Solid Citizens [Take 37] (J.Montrose)   6:29     

Gravado em Outubro de 1960, durante um dos conturbados períodos do relacionamento de Art Pepper com as drogas, que o levaria, pouco tempo após esta gravação, a nova detenção, Smack Up consegue ser um registo de interesse pelo nível de qualidade atingido nesta sessão. Sustentado em formato de quinteto, Art Pepper rodeia-se do trompetista Jack Sheldon e do criativo pianista Pete Jolly, contando com o apoio da eficaz secção rítmica composta por Jimmy Bond e Frank Butler, baixo e bateria respetivamente. Trabalhando apenas em temas escritos por saxofonistas, o registo arranca em estrutura be-bop com o tema "Smack Up", uma peça rápida e enérgica, mas cedo se percebe que a disposição geral do álbum se reflete sob variadas dinâmicas. Em "Las Cuevas De Mario", a única peça original de Art Pepper presente neste disco, encontra-se um momento singular conduzido pelo riff de piano de Pete Jolly. Novo andamento para a reminiscência swing de "A Bit Of Bassie" e para a nobre melodia de "How Can You Lose". A balada "Maybe Next" mantêm o equilíbrio do registo através da límpida prestação de Art Pepper sobre este agradável tema de Duane Tatro, um saxofonista pouco conhecido do público em geral, com quem Pepper já tinha tocado. "Tears Inside", de Ornette Coleman, era então um tema bastante recente demonstrando que Pepper se mostrava atento ao que se passava à sua volta em termos de novidade. Adicionado à edição em cd como bónus, o tema "Solid Citizens" é apresentado em dois takes. É uma peça cativante, escrita por Jack Montrose, um saxofonista pouco reconhecido com quem Pepper também privou anteriormente, que funciona sob o balanço de um riff de piano que se apanha facilmente e encerra um registo totalmente made in West Coast

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