domingo, 26 de março de 2017

Les Uns Et Les Autres - BANDE ORIGINALE DU FILM - LP01


Side A
1 Folies Bergères (F.Lai)   4:08
2 Serenade For Sarah (Instrumental) (M.Legrand)   2:30
3 Les Violons De La Mort (F.Lai)   3:27
4 Les Allemands À Paris (F.Lai)   3:37
5 Les Uns Et Les Autres (F.Lai/P.Barouh)   3:05
Side B
1 Un Parfum De Fin Du Monde (M.Legrand/B.Bergman)   4:14
2 Boris Et Tatiana (F.Lai)   2:45 
3 Paris Des Autres (F.Lai)   2:14
4 Dad And Co. (M.Legrand/B.Bergman)   4:56
5 Ballet Apocalypse (F.Lai)   3:38     

Dupla edição, em vinil, da belíssima banda sonora que serve de suporte à grandiosa produção francesa "Les Uns Et Les Autres", um filme/serie realizado por Claude Lelouch em 1981. A partitura da banda sonora foi escrita por Francis Lai e Michel Legrand e percorre várias épocas e estilos, acompanhando dessa forma o evoluir da ação do filme, e da própria música, desde 1936 até 1980. Para melhor se compreender o contexto, o filme acompanha quatro famílias, três europeias e uma norte-americana. Esta famílias, que não tem qualquer ligação, ou conhecimento, entre elas, vão atravessar o século XX desde dias mais felizes até ao eclodir da Segunda Grande Guerra, vão enfrentar os seus horrores, e depois vão tentar refazer o que restou das suas vidas numa Europa que se tenta também ela reconstruir. A música é o único factor comum a todas estas famílias, todas elas tem uma ligação com música. A banda sonora começa com um número Folies Bergéres, popular sala/cabaret Parisiense de início do século XX, seguido de um número à La Glenn Miller, que acompanha a família norte-americana. Os temas "Les Violons De La Mort", "Les Allemands À Paris" e "Paris Des Autres", evocam o drama da Segunda Grande Guerra e da ocupação de Paris pela Alemanha nazi,  enquanto "Boris Et Tatiana" evoca, de forma perfeita, a destreza da grande música Russa. "Les Uns Et Les Autres" é o tema central de toda a banda sonora, sendo também o mais atual, à data do filme, e serve de base a muitos dos restantes temas, como o moderno bailado "Ballet Apocalypse". Grande diversidade musical desde números de cabaret, algum classicismo, bailados, marcha militar, big band, até à fusão final de um Pop/Rock bem temperado com orquestrações, tudo muito bem aproveitado pelos dois compositores. Enquanto Francis Lai trabalha sobre o repertório mais vasto, Michel Legrand está apenas ligado ao Swing da família norte-Americana.     



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