domingo, 10 de janeiro de 2016

Love Hysteria - PETER MURPHY


1 All Night Long   5:44
2 His Circle And Hers Meet   6:01
3 Dragnet Drag   5:49
4 Socrates The Python   6:41
5 Indigo Eyes   5:53
6 Time Has Got Nothing To Do With It   5:19
7 Blind Sublime   3:54
8 My Last Two Weeks   6:37
9 Fun Time (D.Bowie / I.Pop)   3:48
10 I've Got A Miniature Secret Camera   4:25
11 Fun Time - Cabaret Mix (D.Bowie / I.Pop)   5:57        

A singularidade de Peter Murphy mede-se pela suas capacidades artísticas que sempre o mantiveram acima da média dos seus semelhantes. Figura inteligente e culta, Murphy foi sempre um esteta da Pop de vanguarda que mesmo após o término da fase "Gótica" dos Bauhaus manteve um invejável estatuto seguindo para uma peculiar e respeitada carreira a solo. 
Editado em 1988, Love Hysteria é o seu segundo trabalho a solo e manifesta-se desde logo como um habilidoso registo artístico impregnado de Pop inteligente cuja mística transcende a Pop mais convencional. A estrutura dos temas sugere ambientes e sonoridades invulgares enquanto a voz e interpretação de Peter Murphy são geniais e tem marca única. 
Ao longo dos temas, começa-se de forma aberta e dançável com "All Night Long" sendo depois inevitável a comparação com David Bowie em "His Circle And Hers Meet" e se a Pop fosse toda como "Dragnet Drag" o mundo seria diferente certamente. O misticismo que envolve "Socrates The Python" ultrapassa todos os parâmetros estéticos na estrutura do registo tornando a filosofia e o exotismo ainda mais misteriosos, uma pérola. Nesta obra, "Indigo Eyes" corresponde ao momento do álbum a que se pode chamar convencional enquanto "Time Has Got Nothing To Do With It" é progressivo à sua maneira. "Blind Sublime" é intenso para depois "My Last Two Weeks" parar o trânsito, uma incontornável peça minimalista de uma pureza tão natural onde a poesia flui espontâneamente. A bem conseguida versão de "Fun Time", de Iggy Pop, fecha a edição em vinil mas na edição em cd há ainda espaço para dois extras como o eletronicamente acentuado "I've Got A Miniature Secret Camera" e com "Fun Time" a soar mais Jazzy através de uma versão Cabaret. 

Sem comentários: