domingo, 6 de dezembro de 2015

Ser Maior - Uma História Natural - DELFINS - LP03


Lado E - Acto II
1 O Último Capítulo   5:04
2 Chrysallis (Instrumental)   4:03
3 Não Eras Só Uma   3:37
4 Esperança   4:05
Lado F - Acto II
1 1ª Canção D'Amor   5:17
2 Os Melhores Anos Das Nossas Vidas   3:35
3 Alto Na Serra   3:51
4 Pairando Nas Nuvens (Instrumental)   3:28   
5 Abertura (A Metamorfose)   2:57   

E ao terceiro vinil da tripla edição de Ser Maior termina a aventura do Delfim. Uma obra maior criada pelos Delfins que no seu todo excede o processo de trabalho comum da banda tendo como resultado uma peça calculada e elaborada com gosto e ambição mercê da liberdade de criação e produção alcançada com a utilização do novo estúdio da banda o que lhes permitiu criar uma obra já sonhada e que só assim conseguiram finalmente gravar e produzir apenas sob o seu critério.
O último capítulo desta fábula fica assinalado por um alinhamento menos coerente a nível produtivo mas ainda assim preenchido com alguns momentos relevantes. A tentativa Hard Rock em "Esperança" e "1ª Canção de Amor" apresenta-se desproporcional e o instrumental "Chrysallis" limita-se a ser um mero separador sendo a sequência iniciada com "Os Melhores Anos Da Nossa Vida" o ponto mais intenso do disco final que encerra de forma cénica sob a égide da metamorfose.
Os préstimos e a experiência de Pedro Ayres de Magalhães como músico e compositor "emprestado" ajudaram certamente a criar alguma consistência na elaboração desta obra mas Fernando Cunha é seguramente o homem por trás deste álbum assegurando a Produção e a direção musical e revelando-se como um Guitarrista exemplar sempre presente com frases dinâmicas e muito bem colocadas, um nobre trabalho de Guitarras que consolida a qualidade das peças deste registo. 
Ser Maior é revelador de uma imensa Portugalidade.

Sem comentários: