terça-feira, 3 de novembro de 2015

The Last Emperor - ORIGINAL SOUNDTRACK


Side A
 RYUICHI SAKAMOTO
1 First Coronation   1:46
2 Open The Door   2:53 
3 Where Is Armo?   2:24
4 Picking Up Brides   2:37
5 The Last Emperor - Theme Variation 1   2:18
6 Rain (I Want A Divorce)   1:48   
7 The Baby (Was Born Dead)   0:55
8 The Last Emperor - Theme Variation 2   4:27  
9 The Last Emperor - Theme   5:48
Side B
 DAVID BYRNE 
1 Main Title Theme (The Last Emperor)   3:59
2 Picking A Bride   1:58
3 Bed   4:57
4 Wind, Rain And Water   2:14  
5 Paper Emperor (Traditional / D. Bright / D. Byrne)   1:46
 CONG SU
6 Lunch   4:51
7 Red Guard (Traditional / The Red Guard) - THE RED GUARD ACCORDION BAND   1:19
8 The Emperor's Waltz (J. Strauss Jnr.) - THE BALL ORCHESTRA OF VIENNA   3:04   
9 The Red Guard Dance (Traditional / The Girls Red Guard Dancers) - THE GIRLS RED GUARD DANCERS   0:37

Premiado com 9 óscares em 1988, incluindo o óscar para melhor banda sonora, o filme de Bernardo Bertolucci "The Last Emperor" (O Último Imperador) retratava de forma rigorosa a época do último imperador da China Imperial, cumprindo com um guarda-roupa exigente e uma banda sonora à altura. O álbum que regista a banda sonora divide-se pelas composições de Ryuichi Sakamoto, que preenchem totalmente o lado A do vinil, David Byrne, que contribui com cinco momentos no lado B, e uma peça isolada de Cong Su. Para além dos três compositores há ainda três faixas originais, recuperadas, que fecham o registo e que conferem um toque de autenticidade à obra criada.
As peças de Ryuichi Sakamoto evocam, dramaticamente, o exotismo e a ação do filme através de orquestrações cabalmente criadas com a inclusão de instrumentos musicais orientais que reforçam o ambiente assim como a grandiosa fotografia e tradicionalismo do filme. No lado B do registo, David Byrne contribui com o ritmo mantendo o exotismo e o tradicionalismo. Com as suas composições surgem as percussões e os seus temas transmitem algum júbilo à obra. Cong Su, o terceiro compositor creditado nesta banda sonora, contribui com o tema mais oriental através de uma misteriosa peça, sem orquestração, apenas executada com instrumentos orientais.     

Sem comentários: