segunda-feira, 18 de maio de 2015

Far Cry - ERIC DOLPHY with BOOKER LITTLE


1 Mrs. Parker of K.C. (Bird's Mother) (J.Byard)   8:00
2 Ode To Charlie Parker (Byard)   8:41
3 Far Cry   3:51
4 Miss Ann   4:14
5 Left Alone (Waldron/Holiday)   6:39
6 Tenderly (Gross/Lawrence)   4:17
7 It's Magic (Styne/Cahn)   5:38
8 Serene   6:36 

Far Cry foi o terceiro de três trabalhos originais gravados por Eric Dolphy em 1960, os seus primeiros registos em nome próprio. Logo de início percebe-se que Far Cry começa por funcionar como um tributo a Charlie Parker, facto evidente nos temas "Mrs.Parker Of K.C." e "Ode To Charlie Parker" escritos pelo pianista Jack Byard. Ao longo do álbum Eric Dolphy divide-se entre o clarinete baixo, o sax alto e a flauta, e manifesta-se um claro herdeiro da sonoridade de Bird nos temas similares "Far Cry" e "Miss Ann". Ao lado de Dolphy está o trompetista Booker Little que aqui surge como uma alma gémea, com os dois músicos a entenderem-se perfeitamente através dos rápidos fraseados. Booker Little é ainda dono de um belo apontamento com um solo melodioso em "Ode To Charlie Parker". 
Nos restantes quatro temas entra-se numa fase diferente do registo com Eric Dolphy a aparecer espiritualmente mais aberto e mais desenvolvido, envolto numa sonoridade mais evoluída marcada pela sua clara distinção artística. A interpretação de Dolphy para "Left Alone", em flauta, é demonstrativa da sua inovação e capacidade de domínio do instrumento assim como a corajosa interpretação a solo, sem qualquer acompanhamento, para "Tenderly" em sax Alto é também inovadora pela segurança e estabilidade que Dolphy transmite. Até à data de edição deste álbum, apenas Coleman Hawkins e Sonny Rollins tinham conseguido tamanha proeza e Dolphy foi até o primeiro a fazê-lo com um  sax alto. 
Algum classicismo em "It's Magic" mas é realmente um momento mágico com um fascinante Eric Dolphy no clarinete baixo e "Serene", que não aparecia na edição original, marca o regresso de Booker Little à formação para um encerramento harmonioso.

Sem comentários: