quarta-feira, 23 de julho de 2014

Allies - CROSBY, STILLS & NASH


Side A
1 War Games (S.Stills)   2:18
2 Raise A Voice (G.Nash, S.Stills)   2:31
3 Turn Your Back On Love (S.Stills, G.Nash, M.Stergis)   5:04
4 Barrel Of Pain (G.Nash)   5:46 
5 Shadow Captain (D.Crosby, C.Doerge)   4:30
Side B
1 Dark Star (S.Stills)   4:48
2 Blackbird (J.Lennon/P.McCartney)   2:30
3 His Playing Good For Free (J.Mitchell)   3:48
4 Wasted On The Way (G.Nash, S.Stills)   2:37
5 For What It's Worth (S.Stills)   5:38 

Stephen Stills escreveu "War Games" como tema para o filme do mesmo nome em 1983, mas apesar da música chegar a aparecer nos clips de promoção do filme nunca chegou a integrar a sua banda sonora nem a aparecer no filme. Aproveitando este facto e ainda outro tema original gravado por Stephen Stills e Graham Nash na altura, "Raise a Voice", a editora aproveitou para juntar alguns temas captados ao vivo em 1977 e 1982 e preparou assim um novo registo do mítico Trio que foi editado nesse mesmo ano de 1983. Mesmo não sendo um album coerente, na medida em que são aproveitados três momentos distintos, Allies revela-se precioso por conter dois temas originais nunca antes editados, e os temas captados ao vivo entusiasmam por serem atraentes interpretações. 
"Turn Your Back On Love" e "Wasted On The Way" eram referências obrigatórias do albúm anterior, "Shadow Captain" e "His Playing Good For Free", ambos captados em 1977, foram a forma airosa de incorporar a prestação de David Crosby neste registo, que à data era o elemento mais apagado dos três devido ao seu conhecido envolvimento com drogas. Encantadora a expressiva interpretação a solo de Crosby no tema de Joni Mitchell. Expressivas as restantes interpretações; "Barrell of Pain" está cheia de alma e juntamente com "Dark Star" expressam ambas a intensidade da banda restando depois a harmoniosa interpretação de "Blackbird", que o Trio tomou emprestada ao Beatles já há muito anos, e a recuperação ao vivo do grande tema dos Buffalo Springfield de Stephen Stills e Neil Young, "For What It's Worth", para mais um vigoroso momento aqui registado.
Nota final para a banda(s) de suporte do Trio onde pontuam os nomes de Jeff Porcaro e Joe Vitale na Bateria, George "Chocolate" Perry no Baixo, Michael Finnigan, James Newton Howard e Craig Doerge nas Teclas, Danny Kortchmar e Michael Stergis em Guitarra Elétrica e Joe Lala e Efrain Toro nas Percussões.      

Sem comentários: