domingo, 27 de abril de 2014

Fat Albert Rotunda - HERBIE HANCOCK


1 Wiggle Waggle   5:48
2 Fat Mama   3:45
3 Tell Me A Bedtime Story   5:00
4 Oh!Oh! Here He Comes   4:05
5 Jessica   4:11
6 Fat Albert Rotunda   6:27
7 Lil' Brother   4:25

Editado originalmente em 1969, "Fat Albert Rotunda" testemunha a primeira incursão de Herbie Hancock por terrenos mais Funky e mais elétricos, seguindo, de forma independente, as pisadas do mestre Miles Davis. Herbie Hancock começa a explorar a vertente elétrica dos instrumentos acústicos, o Piano Fender Rhodes neste caso, e abre uma nova vertente Soul-Jazz-Funk apoiado no seu estilo caraterístico mas mais libertino, criativo e ritmado. 
"Fat Albert Rotunda" foi criado como uma espécie de banda sonora para um show televisivo de Bill Cosby e neste registo apenas duas peças, "Tell Me A Bedtime Story" e "Jessica", contêm a controlada atmosfera Jazz dos trabalhos anteriores de Herbie Hancock. Os restantes temas são mais abertos, e "atuais," e exploram novos ritmos evoluindo daqui para um novo género que viria a dominar boa parte da música na década de 1970.
Herbie Hancock é aqui oficialmente apoiado por três sopros, Joe Henderson no Sax-Tenor e Flauta, Johnny Coles no Trompete, Garnet Brown no Trombone e pela secção rítmica de Tootie Heath na Bateria e Buster Williams no Contrabaixo mas percebem-se igualmente neste trabalho os não creditados, Eric Gale na Guitarra Elétrica, Bernard Purdie na Bateria, Joe Farrell no Saxofone e Joe Newman no Trompete. 
Bastante interessante variação de percurso de Herbie Hancock.       

Sem comentários: