domingo, 26 de janeiro de 2014

Making Movies - DIRE STRAITS


1 Tunnel of Love   8:11
2 Romeo and Juliet   6:01
3 Skateaway   6:40
4 Expresso Love   5:12
5 Hand in Hand   4:48
6 Solid Rock   3:27
7 Les Boys   4:08

A gravação do terceiro album de originais dos Dire Straits, Making Movies editado em 1980, ficou marcada pelo confronto de egos dos irmãos Knopfler que findou na saída de um inconformado David Knopfler, relevado como segunda Guitarra da banda, que tentou ainda, posteriormente, agarrar uma carreira a solo. Mark Knopfler assume de vez a liderança da banda, reduzida a trio, mantendo John Illsley no Baixo e Pick Withers na Bateria, e conseguindo ainda a participação de Roy Bittan, Teclista da E-Street Band de Bruce Springsteen, na gravação deste album. A Guitarra Ritmo de David Knopfler acabou assim por ser substítuida por Piano e Orgão, sendo mesmo o som de Orgão e Piano de Roy Bittan que nos introduz neste registo através do pequeno preâmbulo de “Tunnel of Love” com o tema “The Carousel Waltz” de Rodgers/Hammerstein II.
Making Movies é um registo de estilo predominantemente Rock, mais aberto e alegre que os dois álbuns anteriores dos Dire Straits na medida em que se manifesta no geral como um trabalho vigoroso, arejado e descontraído apesar (ou até por causa) do conflito inicial, com Mark Knopfler cada vez mais evidenciado como autor e como um Guitarrista completo. 
“Tunnel of Love” é um tema épico, integralmente pronto a figurar nos anais do Rock, assim como “Romeo and Juliet” é uma dinâmica balada pronta também ela a figurar nos anais do seu género. A destemida patinadora de “Skateaway” é acompanhada por Country-Rock com Roy Bittan a encher o pano de fundo, em “Expresso Love” há uma explosão de Rock’n Roll, “Hand in Hand” serve como um interregno racional e equilibrado e com  “Solid Rock” volta a sentir-se a solidez do registo. O cabaret de “Les Boys” fecha de forma corajosa um registo que se pode considerar como uma banda sonora dos pequenos filmes expostos neste Cd.          

Sem comentários: