sábado, 4 de maio de 2013

Color Visions - ROLAND PRINCE

Side A
1 Samba de Unity 5:11
2 Iron Band Dance 7:18
3 Red Pearl 8:17
4 Giant Steps (J.Coltrane) 4:19
Side B
1 Aldon B. (Ed Bland) 6:01
2 Eddie A. (Ed Bland) 6:49
3 Genevieve 11:26

Roland Prince é um desconhecido Guitarrista natural das Caraíbas, ilha de Antígua, que fez parte das formações de Jack McDuff, Stanley Turrentine e Elvin Jones. Influenciado pelas cores e pela música das suas origens Caribenhas, Roland Prince estreava-se a solo em 1976 com este Lp “Color Visions” onde começa por visitar a música do Brasil, com “Samba De Unity”, a música Caribenha, em “Iron Band Steel” com a presença de Art Jardine nos Steel Drums, outro Caribenho, e só ao terceiro tema começa mesmo por entrar no terreno do Jazz.
Guitarrista de destreza mas algo comedido, Roland Prince conta nesta estreia com o apoio de excelentes músicos que ajudam a colorir ainda mais o resultado final deste trabalho. As presenças de Joe Farrell em Flauta e Buster Williams no Baixo, em “Samba de Unity”, reforçam o ambiente e a estrutura do tema. Em “Iron Band Dance” recria-se algum do ambiente Caribenho através da sonoridade Calipso e dos Steel Drums, com Roland Prince a solar destacado numa fusão em que o Pianista John Hicks e o Trompetista Randy Brecker contribuem com dois solos, intenso o do Piano e curto o do Trompete. “Red Pearl” arranca tímido para um tema Jazz que demora a encontrar-se, sustentado por uma linha de Baixo repetitiva, Bob Cranshaw é o Baixista de serviço, e um ritmo evidente conduzido por Al Foster na Bateria, “Red Pearl” revela-se forte perto do final aquando dos solos de Kenny Barron no Piano Elétrico e de um enorme Frank Foster no Sax-Tenor, daqui para a frente a formação da banda não se volta a alterar, com exceção dos Bateristas. A interpretação de “Giant Steps” encontra-se ao nível do que lhe é exigido, com intensidade, destreza, segurança e ritmo. O lado B arranca com dois interessantes temas do Produtor Ed Bland, a sobriedade do ligeiro Funky “Aldon B.” e a ascensão dos Sintetizadores numa fusão de Jazz com Caribenho em “Eddie A.”, Frank Foster a aparecer a solar em Sax-Soprano desta vez. “Genevieve” é o tema que encerra este álbum, uma balada que vai ganhando contornos nos solos à medida que evolui.
Roland Prince revela-se assim como um modesto Guitarrista, com noção, que aqui sobressai pela força e qualidade dos músicos que o acompanham e que tornam este trabalho de estreia como uma mais valia, mérito lhe seja concedido pela sábia escolha.    

Sem comentários: