domingo, 28 de outubro de 2012

Are You Experienced? (US Version) - JIMI HENDRIX EXPERIENCE


1 Purple Haze 2:50
2 Manic Depression 3:42
3 Hey Joe (B.Roberts/D.Valenti) 3:30
4 Love or Confusion 3:12
5 May This Be Love 3:10
6 I Don't Live Today 3:54
7 The Wind Cries Mary 3:20
8 Fire 2:43
9 Third Stone from the Sun 6:44
10 Foxy Lady 3:18
11 Are You Experienced? 4:16

Obscurecido na primeira metade dos anos sessenta como Guitarrista secundário nos grupos de Little Richard, King Curtis e com os Isley Brothers, Jimi Hendrix só viria a ser realmente conhecido em finais da mesma década e após ter sido descoberto nos EUA por Chas Chandler, Ex-Baixista dos Animals, que procurava então começar uma carreira de manager de artistas e viu em Hendrix a oportunidade ideal para o fazer convencendo-o a ir para Londres, onde aterrou em Setembro de 1966, e arranjou-lhe banda e estúdio. O power Trio de Hendrix chamou-se Experience e era composto por Mitch Mitchell na Bateria e Noel Redding no Baixo, uma poderosa secção rítmica que muito ajudou Hendrix nos meandros do psicadelismo e loucas experimentações, uma reflexão da época liberal que então se vivia na cidade de Londres no mítico ano de 1967, de que “Third Stone From The Sun” é um “caótico” exemplo. “Love Or Confusion” também consegue refletir o espírito psicadélico da época mas é um pouco mais Flower Power. Lançado então em 1967 “Are You Experienced?” viria a ser o álbum que iniciava a, infelizmente curta, carreira de Jimi Hendrix.
Livre de preconceitos e apenas com vontade de tocar, Hendrix, que era um músico muito expressivo, explorava a sua Guitarra de forma a extrair novos sons e usando novas técnicas e uma nova abordagem de interpretação musical que começava por se distanciar de algum convencionalismo. A entusiástica exploração de efeitos em estúdio foi uma das vertentes utilizadas e sente-se neste album em momentos como as vozes Off de “Purple Haze”, os Delays e as panorâmicas de “May This Be Love”, o Feedback em “I Don’t Live Today” e no solo de Guitarra invertido em “Are You Experienced?”, mas o expoente do álbum encontra-se no arrojado instrumental de “Third Stone From The Sun”. Para além de toda a parafernália Hendrix revelou-se ainda um compositor diversificado capaz do Rock mais possante de “Purple Haze”, “Manic Depression”, “I Don’t Live Today”, “Fire” e “Foxy Lady”, capaz da etérea versão de “Hey Joe”, de ser volúvel em “May This Be Love” e baladeiro em “Wind Cries Mary”, e um experimentalista em “Third Stone From The Sun” e “Are You Experienced?”
O álbum conheceu duas edições diferentes, uma para o Reino Unido e outra posterior para os EUA. A que aqui se apresenta é a Americana. A principal diferença entre as duas edições é que a Americana contêm os três singles, “Hey Joe”, “Purple Haze”, e “The Wind Cries Mary”, lançados no Reino Unido antes da edição do album.

Sem comentários: