quarta-feira, 25 de abril de 2012

Led Zeppelin III - LED ZEPPELIN



Side A
1 Immigrant Song 2:25
2 Friends 3:54
3 Celebration Day 3:29
4 Since I've Been Loving You 7:23
5 Out on the Tiles 4:06
Side B
1 Gallows Pole (Page, Plant, Traditional) 4:56
2 Tangerine 3:10
3 That's the Way 5:37
4 Bron-Y-Aur Stomp 4:16
5 Hats off to (Roy) Harper (Obscure, Traditional) 3:42

Foi em Bron-Y-Aur, uma casa de campo do século XVIII situada no País de Gales, sem energia elétrica, que Jimmy Page e Robert Plant encontraram a tranquilidade que precisavam para desanuviar do arranque rocambolesco proporcionado pelo êxito dos dois primeiros albuns dos Led Zeppelin e respetivas digressões. A espiritualidade da quinta ajudou assim a que os dois elementos trabalhassem em novas canções libertos de espírito e completamente inebriados pelo ambiente campestre que os rodeava. Encontramos aqui a razão deste trabalho editado em 1970 ser tão Folk. O segundo lado do vinil é praticamente todo acústico, exceção relevante para um curto e sentido solo de Guitarra Elétrica em "Tangerine". Entre os quatro elementos da banda John Paul Jones é tambem exceção neste album por ser o único elemento que permanece eletrificado ao longo de todo o album, seja no Baixo ou nos Teclados. No meio de tudo isto está uma banda única em que a criatividade e domínio técnico é uma excelência de todos eles.
Um album que arranca de forma eletrizante com "Immigrant Song" só pode ser mesmo um album excitante. O arranque eléctrico é logo precedido pela Folk de "Friends" que contêm uma orquestração entre o demoníaco e alguma orientalidade para suceder mais um arranque vertiginoso, oiça-se a destreza de Page noutro grande tema como "Celebration Day". Por falar em grande, "Since I've Been Loving You" é ainda maior numa enorme sensibilidade artística e lendária, com um John Bohnam bastante pronunciado na Bateria. "Out On The Tiles" encerra o lado A do vinil ao melhor estilo, elétrico, dos Led Zeppelin. O lado B apresenta-se numa vertente totalmente acústica, mas de grande garra, tal como "Gallows Pole" exibe. "Tangerine" é mais tímido mas bonito, "That's The Way" é um daqueles momentos que só a dupla Plant / Page nos consegue proporcionar, "Bron-Y-Aur Stomp" é bastante acentuado e "Hats Off To (Roy) Harper" revela-se uma peça experimentalista com a voz de Robert Plant a ser manipulada por efeitos.
Led Zeppelin III acaba por mostrar que a banda é muito boa no Rock de estirpe mais pesado mas que é igualmente boa na exploração e execução de sons mais acústicos.
A capa do vinil é um mimo, pontuada por diversos oríficios onde uma rodela cartonada nos proporciona diferentes imagens. Resquícios do Psicadelismo de finais da década de 60.

Sem comentários: