sábado, 13 de março de 2010

Black Album - PRINCE


1 Le Grind 6:44
2 Cindy C. 6:15
3 Dead on It 4:37
4 When 2 R in Love 3:59
5 Bob George 5:36
6 Superfunkycalifragisexy 5:55
7 2 Nigs United 4 West Compton 7:01
8 Rockhard in a Funky Place 4:31

Os mitos nascem assim e as colecções de discos necessitam deste tipo de trabalhos. Previsto inicialmente para ser editado em 1987, logo a seguir a "Sign "O" The Times", o album foi retirado do mercado mesmo à última da hora e todas as cópias existentes foram imediatamente destruídas. Todas? Parece que não, pois o album circulou como um bootleg até ser finalmente editado, oficialmente, em Cd em 1994.
Prince não terá gostado do resultado final deste trabalho, e a sua posterior edição terá sido resultado apenas de uma das formas de cumprir rapidamente o contrato estabelecido com a Warner Bros., para a edição de cinco albuns, e assim terminar de vez com a sua ligação à editora. Assim sendo o Black Album é isso mesmo, um album todo preto sem qualquer descrição ou créditos (a única informação impressa é o número de catálogo), e musicalmente parece mais ter sido o resultado de uma Jam do que um produto de estúdio, excepção para o tema "Bob George" que foi claramente trabalhado em estúdio. E é um trabalho de estúdio mas percebe-se ter sido mais uma sessão para o(s) músico(s) do que um album pensado para o mercado. Composto por oito temas originais é um album muito Funky e muito hardcore, na medida em que as temáticas são um bocado mais violentas que o habitual e a sonoridade mais crua e directa. Dificilmente se extraia daqui um single com sucesso no mercado, excepção talvez para a balada "When 2 r In Love". Tambem se nota neste album a sonoridade Funky, mais potente, que viria a caracterizar o som de Prince and The New Power Generation.
Num album sem potenciais Hits, mas de boa cepa, destaca-se o Funky de "Cindy C." e os três últimos temas do album que são bastante potentes; "Superfunkycalifragisexy", anda algures entre James Brown e George Clinton, "2 Nigs United 4 West Compton", é um instrumental possante e contagioso, "Rockhard In A Funky Place", ao estilo Funky mais típico de Prince.
"Bob George" é uma peça invulgar na medida em que funciona como uma história, passional, musicada e bastante violenta. A voz, de Prince, está bastante alterada, digitalmente, para tons mais graves e com uma pronúncia bastante carregada.O tema está tambem carregado de efeitos, tornando-se curioso mas interessante.
O mito existe de fcato, está lançado no mercado e pode-se ouvir. Depois, que cada um o julgue por si. Os mitos são assim.

Sem comentários: