quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Kilroy Was Here - STYX


Side A
1 Mr. Roboto 5:28
2 Cold War 4:27
3 Don't Let It End 4:56
4 High Time 4:33
Side B
1 Heavy Metal Poisoning 4:57
2 Just Get Through This Night 6:06
3 Double Life 3:46
4 Haven't We Been Here Before? 4:06
5 Don't Let It End (Reprise) 2:22

Os Norte-Americanos Styx foram mais uma banda que se embrenhou inicialmente nos meandros do Rock Progressivo mas acabou por evoluir para uma sonoridade mais comercial. Tornaram-se no género que defino de Rock FM, melodias bonitas, bem trabalhadas, e refrões de ficar no ouvido. As estruturas são harmonicamente perfeitas e as canções soam todas muito bem apoiadas por valiosos riffs.
Este trabalho foi editado originalmente em vynil em 1983 e practicamente ditou o fim da banda, apesar de mergulhado em sucesso de vendas. É um album conceptual, baseado num futuro robotizado em que o rock'n roll é marginalizado e quase extinto, criado e elaborado por Dennis DeYoung o vocalista da banda. O tema "Mr.Roboto", que abre o album, foi o grande êxito deste trabalho. Impregnado de sintetizadores e vocoders este single apresentou o álbum que é composto por bons temas que quase se pode afirmar serem perfeitos demais, tão perfeitos que até chateia. Apesar de serem boas canções não chegam para tornar este trabalho, quase operático, como uma peça indispensável. Confesso-me rendido a "Just Get Through This Night", uma bonita balada que não gostava nas primeiras audições.
A concepção deste trabalho acabou por conduzir ao fim de um primeiro ciclo da banda através da visão megalómana de Dennis DeYoung que pretendia teatralizar a banda definindo assim o caminho a seguir pelos Styx, no entanto só os conduziu ao seu término, se bem que eles andam por aí novamente.

Sem comentários: