sábado, 22 de novembro de 2008

Dreamer - ELIANE ELIAS


1 Call Me (Hatch) 4:11
2 Baubles, Bangles and Beads (Borodin, Forrest, Wright) 5:00
3 Photograph (Fotografia) (Gilbert, Tobim) 3:47
4 Movin' Me On 4:10
5 So Nice (Samba de Verão) (Gimbel, Valle, Valle) 5:14
6 That's All (Brandt, Haymes) 5:41
7 Tangerine (Mercer, Schertzinger) 6:43
8 Dreamer (Vivo Sonhando) (Jobim, Lees) 3:34
9 Time Alone 6:42
10 Doralice (Almeida, Caymmi) 2:59
11 A House Is Not a Home (Bacharach, David) 5:22

Natural do Brasil, mas a viver nos Estados Unidos da América, em Nova Iorque, já à bastos anos, Eliane Elias é uma Pianista de formação clássica mas que encontra no Jazz a sua forma de expressão, fez parte da formação inicial dos Steps Ahead com Mike Manieri, Michael Brecker, Peter Erskine e Eddie Gomez.
Neste album de 2004 Eliane interpreta Bossa Nova e alguns Standards, para além de dois temas originais escritos pela própria, suportada pela secção rítmica com Marc Johnson no Baixo e Paulo Braga na Bateria. Presença tambem do Guitarrista Oscar Castro-Neves, e de Guilherme Monteiro, tambem em Guitarra, somente em duas faixas. O convidado mais importante por aqui é Michael Brecker que marca presença em "Call Me" e em "Movin' Me On". "Movin' Me On", um dos originais, escrito por Eliane e Marc Johnson, revela-se como a peça mais interessante deste album, para além de fugir ao conceito geral de interpretação é uma música com um ritmo mais Blues e executada por uma formação mais completa.
É um trabalho bastante Cool com uma interpretação segura e convincente sem exceder expectativas, Eliane não sai da linha escrita limitando-se a improvisações curtas mas bem enquadradas. A sua forma de cantar calma, segura e grave, maioritariamente em Inglês, usando o Português nos temas de Jobim e em "Doralice", chega a sugerir uma Diana Krall mais madura.
Arrisca-se a ser um album meloso mas sabe bem ouvir este trabalho e disfrutar da sua ambiência calma e suave, de preferência com um cocktail a acompanhar.

Sem comentários: