quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Film - THE GIFT - LP02


 Lado A
1 Fabric (N. Gonçalves)   3:16
2 Clown (N. Gonçalves/S. Tavares)   3:10
3 Five Minutes Of Everything (N. Gonçalves)   5:35
4 Next Town (N. Gonçalves)   4:45
 Lado B
1 Song For A Blue Heart (N. Gonçalves)   4:28
2 So Free (3 Acts) (N. Gonçalves/S. Tavares)   8:59
3 Actress (AM-FM) (N. Gonçalves/S. Tavares)   6:00

A independência dos The Gift é reforçada por esta altura com a criação da empresa La Folie. A banda passava assim a ter a sua própria editora e o seu próprio estúdio, que começaria a dar frutos na gravação do disco seguinte. 'Film' não beneficiou do conforto do novo estúdio, ainda em montagem, mas já foi editado com o selo da La Folie.

A segunda parte da dupla edição vinil de 'Film' reforça a imagem de uma estética pop inteligente, definida e cuidada, caracterizada por alguma classe e até algum elitismo musical. Se o primeiro disco desta dupla edição em vinil se revelou coeso, eficaz e extremamente acessível, a estrutura do segundo disco define-se como uma viagem audaz que aborda texturas mais arriscadas onde se destaca a relevante metamorfose do extenso downtempo de "So Free", que a par da plenitude pop de "Next Town" corresponde às restantes músicas que Howie B. misturou para esta obra.

Mantêm-se os três pontos singulares que os The Gift fazem questão de ter presente nos seus discos: "Fabric" é o instrumental que funciona como separador e divide o registo em duas partes; a excelência de "Song For A Blue Heart" proporciona a Nuno Gonçalves o seu momento de interpretação, suportado apenas pelo piano com alguns elementos de sonoridade eletrónica; o fecho do registo faz-se com uma faixa que os The Gift pretendem sempre que seja especial, cabendo aqui a honra à atenta moderação de "Actress (AM/FM)" que marca a serenidade desse ponto e ainda deixa uma pista para o próximo álbum.

Perante o elevado nível de qualidade do registo - onde ainda falta enlevar o deleite da intensa sobriedade emocional de "Five Minutes Of Everything", com a devida correspondência no arranjo dos sopros, onde sobressai a elegante harmonia da trompa - não deixa de ser curioso como aparece por aqui uma música como "Clown", composição algo deslocada do habitual, que não iria espantar se fosse cantada em Português, inserida provavelmente em jeito de diversão.

'Film' conclui-se como uma obra de alta categoria que define o seu estilo entre uma sonoridade pop moderna e a importância dos arranjos de cordas cirúrgicos que compõem solenemente a profundidade das composições. Excelência, exigência, bom gosto, esmero e muita vontade em fazer música nova, são alguns dos atributos presentes neste registo e são também essenciais para manter vivo o espírito inovador dos The Gift. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Film - THE GIFT - LP01


 Lado A
1 Front Of (N. Gonçalves/S. Tavares)   6:46
2 Question Of Love (N. Gonçalves/S. Tavares)   3:57
3 Butterfly (N. Gonçalves/S. Tavares)   5:10
Lado B
1 Water Skin (N. Gonçalves/S. Tavares)   3:33
2 Me, Myself And I (N. Gonçalves/S. Tavares)   7:40
3 The Difference Between Us (N. Gonçalves)   5:12

O segundo capítulo, oficial, dos The Gift recebeu o título 'Film' e foi editado em 2001. Um álbum admirável pela forma como a sonoridade dos The Gift amadureceu substancialmente e evoluiu para a firmeza de um registo consistente e definido, que se conclui no detalhe de uma obra ponderada e atenta, e confirma uma autonomia artística inerente. Tal como 'Vinyl', 'Film' foi gravado em casa e depois completado em estúdio, mas as condições e os nomes envolvidos subiram de categoria. 

Um dos grandes responsáveis pela sonoridade de 'Film' é Howie B., nome associado, entre muitos outros, a trabalhos com Björk e U2, que ainda trouxe consigo o engenheiro de som Will O'Donovan. Artista caro para fazer a produção do álbum, Howie B. aceitou ainda assim fazer a mistura de seis músicas. No primeiro disco da edição dupla em vinil, as músicas "Front Of", "Question Of Love", "Water Skin" e "The Difference Between Us" são as que contêm a sua assinatura. Will O'Donovan regressaria sozinho, numa fase posterior, para ajudar a concluir o trabalho de mistura, com Joe Fossard. 

A Inglaterra serviu como pano de fundo para o avanço de 'Film'. Nuno Gonçalves fez um pequeno retiro em Londres para conhecer melhor o mercado fora de portas, fazer contatos e procurar um produtor, foi assim que chegou a Howie B., e as cordas foram, desta vez, gravadas em ... Inglaterra. A ambição da jovem banda de Alcobaça começava a não conhecer limites e era também por aí que os The Gift se destacavam das restantes bandas nacionais.

As músicas de 'Film' mantêm a aparência já evidenciada em 'Vynil' mas percebe-se, logo à primeira audição, que este é um trabalho mais profissional. O cruzamento de elementos eletrónicos com alguns arranjos orquestrais conhece agora uma fase mais equilibrada em que as cordas surgem menos evidentes mas muito melhor enquadradas, assim como há uma menor intervenção dos instrumentos de sopro mas aparecem sempre bem aplicados nos momentos certos. E há até lugar para uma peça de caráter experimental com recurso a tablas e guitarra clássica.

Cabe a "Front Of" fazer a transposição de 'Vinyl' para 'Film'; música que os The Gift já tocavam ao vivo na sequência final dos concertos da Vinyl Tour. Posiciona-se como um excelente aperitivo para o que se segue e transparece no crescente florescer de uma composição imponente. "Question Of Love" é agraciada pela doce simpatia de uma melodia alegre, irresistível e contagiante, que a par da profundidade maquinal de "Water Skin" marcam ambas os singles de amostra. O aparente exotismo de "Me Myself And I" prolonga-se na serena infinidade artística de uma peça longa e complexa enquanto que flutuante graciosidade cinematográfica de "Butterfly" e a exponencial "The Difference Between Us" resulta como duas músicas incríveis. Temos disco, e ainda falta a segunda parte ...