segunda-feira, 25 de agosto de 2025

HIGH RADIATION 2 - VÁRIOS


1 Consistent Fear - ENCANCRATE   3:48
2 Without A Name - PSYCHO MANIACS   5:10
3 Enchantation In The Dark Night - ORATORY   4:45
4 A Dream - OBSCENUS   3:22
5 Parts Of A Whole - CASABLANCA   3:43
6 Down Your Veins - CURSE   3:38
7 Not My World - KAMIKAZES   3:50
8 Our Sins - VERTEBRA   5:18
9 Alienated - DISTRUST   3:42
10 Sombras Do Desconhecido - ETERNAL MOURNING   5:35   
11 Unbelieveness - NECROPSY   3:43
12 Enemies Of Gods - AGONIZING TERROR   2:25
13 A New God Had Been Created - DEIFICATION   5:15
14 Flames Of Dearly - EXHAUSTED   8:01
15 Hell Is Here - SAD   2:48
16 Lord Satan - UNBURN   6:15
17 Esoteric Cosmic Creation - DYING SEASON   5:29

Editada em 1996 pela Independent Records, editora independente Portuguesa sediada em Gaia, esta é a segunda compilação da série High Radiation, composta por um total de quatro edições em CD inteiramente focadas no panorama da música de índole mais pesada que se fazia, à data, por terras lusitanas. O forte manancial destas coletâneas reside na exponente oportunidade de divulgação de bandas que dificilmente alcançariam patamares mais elevados, aqui bem evidenciado por se tratar de um género musical que subsiste essencialmente num circuito legítimo e mais restrito.

É uma coletânea de emoções fortes que reúne maioritariamente bandas da área de Lisboa e do grande Norte, com apenas três bandas a representar alguma centralização regional - Agonizing Terror, de Aveiro, Deification, de Ílhavo, e Unburn, da Guarda. De entre os vários estilos musicais que predominam o género, o doom metal e o death metal marcam a maior presença nesta edição, onde também se manifesta a pujança do thrash e a enérgica celeridade do hardcore

O circuito marginal em que estas bandas subsistem não deixa muito rasto, o que dificulta o acompanhamento do seu historial. No entanto, através de uma pesquisa atenta ao registos destas bandas na plataforma Discogs, com alguma margem de erro evidente, permite concluir que:

-Necropsy, SAD e Distrust, apenas gravaram para esta coletânea. Os Psycho Maniacs têm registo de ter gravado para três coletâneas, esta incluída. Os Distrust ainda gravaram um álbum em 2002 mas sob uma nova denominação, Mechanica Sundown.

-As bandas, Encancrate, Obscenus, Curse, Vertebra, Deification, Exhausted e Dying Season, apenas gravaram em formato de cassete e contam com participações em outras coletâneas.

-Os Oratory, Eternal Mourning e Agonizing Terror, para além das habituais cassetes também editaram álbuns. Oratory editaram dois álbuns originais (CD), em 2000 e 2002, Eternal Mourning editaram três álbuns originais (CD), em 1999, 2003 e 2006, Agonizing Terror editaram uma compilação (CD) em 2015, que reúne o conteúdo das cassetes mais dois inéditos do período inicial.

-Os Casablanca contam atualmente com cinco álbuns de originais já editados, LP em 1990 e quatro CD em 1996, 1999, 2002 e 2023. Os Kamikaze têm dois álbuns (CD), 1999 e 2004, e os Unburn, para além de participarem em três coletâneas, gravaram um CD EP, em 1997.

A firmeza thrash dos Encancrate e Vertebra, o doom detalhado dos Eternal Mouning e Exhausted, a alienação death dos Distrust e Deification, o gothic metal dos Oratory e a solidez hardcore dos Kamikaze, sobressaem como os momentos mais determinantes da compilação. Por entre algumas das curiosidades salientam-se os Eternal Mourning como a única banda que se expressa totalmente em Português e os Casablanca como a banda mais antiga e mais experiente a participar nesta compilação; formaram-se em 1982 como Valium e tornaram-se Casablanca em 1988.

É um facto que nenhuma destas bandas alcançou patamares elevados, mal saíram do anonimato e muitas terão resumido a sua existência a participações em concursos de música a nível nacional, mas a inclusão nestas compilações dava-lhes alguma animosidade e a oportunidade de se exporem como parte integrante do circuito do género. A edição manifesta-se como um testemunho obscuro, macabro, demoníaco, gutural, crú e até progressivo, da sua assombrosa passagem pelo panorama musical Português mais marginal.